III SEMANA DE ENFERMAGEM – PELA 1 VEZ ONLINE!

De 12 a 20 de maio a Direção da Faculdade FAVENI, juntamente com a Coordenação e Docentes do Curso de Enfermagem da FAVENI realizaram a III Semana de Enfermagem, desta vez, na modalidade online, pela plataforma Zoom. A participação dos alunos superou as expectativas chegando ao pico de 83 participantes simultaneamente no evento.

O Tema Central foi “A Enfermagem e os Desafios da Prática Profissional”. A abertura virtual do evento, dia 12 de maio se deu pela divulgação de vídeos em homenagem aos alunos do curso e aos profissionais de saúde.

Nos dias 18 a 20 de maio a programação foi intensa, trazendo temas atuais. Na abertura, houve a participação da Direção da Faculdade Prof. Doutora Ana Paula Rodrigues, onde a mesma deixou uma mensagem de incentivo para os alunos, contou também com a palavra da Gestora de políticas acadêmicas a Prof. Doutora Driele Rossi, com a presença da Secretária de Saúde do munícipio de Venda Nova e com a Coordenadora da Enfermagem, Solange Ap. Mauro Fioresi, onde a mesma apresentou uma homenagem ao dia da Enfermagem. O evento recebeu a participação de professores da FAVENI e também de convidados externos. A mestre de cerimônia foi a professora Cristiani Spadeto, que conduziu a atividade com tranquilidade e atenção.

A primeira Mesa Redonda, foi mediada pela professora Mirella Dias Gonçalves e abordou o tema “O Impacto da Pandemia da COVID-19 nos Serviços de Saúde”, trazendo Gabriela Ferreira Nunes, Enfermeira e Mestre em Saúde Coletiva, a Enf. Paula Eller Uliana, Especialista em Unidade de Terapia Intensiva e a professora e Enf. Maria Rozária Andreão, Mestranda em Saúde Coletiva com ênfase de Estratégia de Saúde da Família.

No dia seguinte, palestras sobre o tema “O Panorama Epidemiológico e Molecular do Coronavírus”, tiraram dúvidas sobre o assunto. Destaque ao professor João Victor da Silva Coutinho, Doutorando em Ciências Fisiológicas e Mestre em Ciências Fisiológicas, que foi habilidoso na explicação da fisiologia da doença, juntamente com professor Murilo Soares Costa, Doutorando em infectologia e Medicina Tropical, propiciando visão de conjunto sobre a temática.

E por fim, o tema da última Mesa Redonda, mediada pela professora Gabriela Ferreira Nunes, trouxe o tema “O Impacto da Pandemia da COVID-19 na Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde”, com a psicóloga Eliane Stédile, o psiquiatra Dr. Valber Dias Pinto, Mestre em Ciências Fisiológicas e a pós Doutora em Psicologia Mônica Portela, pioneira da Psicologia Positiva no Brasil e autora de diversos livros na área.

Solange Ap. Mauro Fioresi, Coordenadora do Curso, e Mirela Gonçalves Dias, da Comissão Organizadora, acompanharam todas as etapas do evento e estiveram atentas para que tudo acontecesse com qualidade. “Tivemos grande adesão. Mesmo com alguns problemas de internet, para os alunos pertencentes a zona rural, conseguimos reunir muita gente, tanto alunos e comunidade acadêmica” comemora Mirela.

Ao final as palavras que predominaram no chat do evento foram “Parabéns! Obrigado!”. Além da gratidão, fica também o “gostinho de quero mais”. Porém, agora só em 2021 – aguardem!

DEPOIMENTOS DE ALGUNS ALUNOS SOBRE O EVENTO

“As palestras ofertadas pela faculdade FAVENI, contribuíram muito para o nosso crescimento profissional e pessoal. Os palestrantes muito bem preparados, dominaram o assunto em questão. Drª Mônica Portella e a Psicóloga Eliane Stédile, resumem muito bem o que estamos vivenciando em 2020, um ano difícil para todos, principalmente na saúde mental da enfermagem. Muitas perguntas foram feitas, muitas soluções foram ofertadas, sempre enfatizando a dura realidade da pandemia na profissão que escolhemos e onde tudo é passível de mudanças. Os conteúdos ministrados pelos convidados, abordaram a nossa desafiadora realidade, mostrando como enfrentar o problema de maneira mais adequada e segura, tanto na prevenção, quanto no preparo psicológico dos envolvidos. Porém, isso mostra que, enquanto um sofrimento resultar em aprendizado, será aconselhável vivê-lo, tirar proveito disso, colher sabedoria e maturidade em tempos de crise”, comenta Geovana Cesconetto Dorzenoni, aluna do 7º período de Enfermagem.

“Venho por meio deste, como solicitado pela Solange deixar aqui minha avaliação para o curso dessa semana. Gostaria de dizer que foi muito produtivo e muito satisfatório para mim poder ter tido a oportunidade de ampliar os meus conhecimentos por meio de cada uma das palestras ministradas, me sinto honrada por fazer parte de uma faculdade que em meio a essa situação conflitante que estamos vivendo, tiveram a gentileza de pensar em nós alunos e nosso bem estar. Todas as palestras foram muito enriquecedoras, e bem sabemos que o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar, portanto essa semana com a certeza, serviu para nos mostrar que somos capazes apesar das turbulências de vencer mais esse desafio sem deixar a “peteca cair”. O meu muito obrigada a todos os envolvidos”. Josilane Aparecida Gomes, aluna do 7º período de Enfermagem.

“As palestras foram muito boas e importantes no momento em que estamos vivendo, deu para absorver bastante coisa, foram todas de fácil entendimento. Achei muito importante as palestras, em especial a de quarta-feira que para mim, foi essencial e a que mais me chamou atenção, pretendo me aprofundar mais nos assuntos e ler os livros indicados pela. Todas foram ótimas, estão de parabéns!!” Gabrielly Ferreira Fazolo, aluna do 3º período de Enfermagem.

“Primeiramente, a semana de enfermagem foi sensacional, gostaria de ressaltar e agradecer por todo carinho e conhecimento transmitido para gente, mesmo todos distantes e com algumas dificuldades, vocês capricharam nos conteúdos, deixando cada dia mais seus alunos atualizados e bem informados. Sabemos que estamos passando por um momento complicado e mesmo assim vocês tiveram a empatia de preparar com todo o carinho essa semana para gente, só temos que agradecer! Conhecimento de qualquer forma ou lugar sempre é bem-vindo. Gisele Destefane, aluna do 3º período de Enfermagem.

“Foi de grande importância esses três dias de conversa com os palestrantes, pois pude aprender um mais com pessoas que tem domínio sobre aquele assunto, achei muito bom, principalmente na terça feira que os palestrantes falaram sobre o novo coronavírus e puderam sanar diversas duvidas que essa doença nos trás. Por esse motivo, acredito que essa semana mereça nota 10, pelo empenho de todos que participaram dando as palestras e dos professores envolvidos, que sempre estão dando o melhor de si para fazer com os alunos adquiram conhecimento, principalmente nesse momento tão difícil. ” Carolyne Kemelly da Silva Pereira. Aluna do 1º período de Enfermagem.

“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na programação da III Semana da Enfermagem FAVENI. Todas as palestras e bate papo, foram de grande valia e contribuíram para o aprendizado dos alunos que tiveram a oportunidade de participar dos três dias de programação. Os assuntos abordados por cada professor/ palestrante foram de suma importância para o momento atual que estamos vivendo. A sugestão que tenho para o próximo evento é que os alunos que tiverem interesse em realizar alguma apresentação tivessem um espaço também. Rodrigues Fávero Lorenzon, aluno do 3° período de enfermagem.

DEPOIMENTOS DE DOIS PALESTRANTES SOBRE O EVENTO

De acordo com o psiquiatra Dr.  Valber Dias Pinto, conferencista convidado, “o evento online facilitou minha participação e ocorreu com ótimo aproveitamento. A discussão desses temas em tempos de pandemia engrandece o trabalho de todos. Sou grato pelo convite”.

Fechando com chave de ouro o evento, a conferencista de renome nacional, Dra. Mônica Portella, trouxe conteúdo e técnicas para aumentar a resiliência em tempos de pandemia: “agradeço a equipe organizadora por poder participar da Semana de Enfermagem da FAVENI. Foi muito bom compor a Mesa Redonda e falar para um grupo de alunos e professores interessados e comprometidos com a saúde integral das pessoas. Que possamos fazer juntos uma diferença positiva e operante no planeta azul. O planeta precisa de profissionais de saúde devidamente qualificados, apenas boas intenções não farão a diferença”, destaca Mônica Portella.

Que isso passe logo é que nos tornemos fortes! Foi uma experiência única é fortalecedora.

Parabéns! Obrigado!

Que isso passe logo é que nos tornemos fortes! Foi uma experiência única é fortalecedora.

AUTORAS DO TEXTO:

-Solange Ap. Mauro Fioresi, Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAVENI.

-Eliane Stédile, psicóloga, professora da FAVENI e coordenadora do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAVENI.

FO:TOS DA LIVE

Compartilhe

RUA JERÔNIMO COELHO 78 CENTRO - JOINVILLE - SC CEP 89201-050

(47) 9 9175 - 2934

anepcursos@faculdadefaveni.com

Segunda a sexta de 08:00 às 20 horas. Sábados de 08:00 às 12:00.