Biblioteca

A Biblioteca Acadêmica é um órgão de apoio cultural e que seleciona, coleta, organiza, armazena, recupera e dissemina informações para o corpo docente, discente e comunidade acadêmica, tendo como base os projetos pedagógicos e o desenvolvimento da literatura científica e cultural. Ela também é responsável pela infra-estrutura para formação da massa crítica na Instituição de Ensino Superior. A Biblioteca contem um Auxiliar de Biblioteca, para realizar as funções de processamento técnico e organização do acervo, assim como o atendimento aos alunos e professores. Ocupa espaço total de 144², onde estão instalados o acervo, a sala de leitura e a área de trabalho para o atendimento e o processamento técnico dos livros.

O horário de Funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta das 9h00min as 11h00min e das 17h30min até as 22h00min. Sábados das 08h00min as 12h00min.

  • Instalações

A Biblioteca Acadêmica é um órgão de apoio cultural e que seleciona, coleta, organiza, armazena, recupera e dissemina informações para o corpo docente, discente e comunidade acadêmica, tendo como base os projetos pedagógicos e o desenvolvimento da literatura científica e cultural. Ela também é responsável pela infra-estrutura para formação da massa crítica na Instituição de Ensino Superior.

A biblioteca ocupa espaço total de 144², onde estão instalados o acervo, a sala de leitura e a área de trabalho para o atendimento e o processamento técnico dos livros.

 

  • Instalações para Estudo

Existe uma área destinada ao estudo individual, em grupo que possui 4 (quatro) terminais de computadores para pesquisas dos usuários e 6 (cinco) mesas, com 4 (quatro) cadeiras cada, para estudos individuais ou em grupo. O espaço tem capacidade para acomodar 24 pessoas, sendo 4 (quatro) nos terminais e 20 nas mesas de estudo.

  • Informatização

O acervo esta sendo inserido no gerenciador de Bibliotecas Openbiblio, sendo este programa escolhido por ser um software que atende as atuais expectativas da instituição, com um custo de instalação e manutenção zero, por ser um software livre e de fácil operação.

Aos usuários, o sistema possibilitará o acesso ao acervo de qualquer computador ligado a internet, proporcionando comodidade e praticidade.

  • Acervo

O acervo atualmente existente é de 2187 títulos de livros com 4108 volumes, 50 materiais de multimídia e 15 títulos de periódicos, classificados segundo o Sistema Decimal Dewey (CDD), distribuídos dentro dos assuntos que tratam os cursos da Faculdade e abrangendo os temas relacionados com as matérias dos currículos, com objetivo de proporcionar aos seus usuários acesso à cultura e conhecimento.

  • Treinamento e Oficinas

Está prevista a realização de oficinas e treinamentos aos alunos para pesquisa em base de dados e outros mecanismos de busca, assim como de normatização dos trabalhos científico. As oficinas serão ministradas pelo bibliotecário responsável que organizará as oficinas consultando os docentes da instituição para se adequar as necessidades.

  • Políticas institucionais de atualização do acervo

O processo da aquisição de livros é constante, mas acentua-se no início dos semestres. Já para os periódicos, geralmente é no início do ano, devido às assinaturas que são, na sua maioria, anuais. Inicia-se com a indicação bibliográfica do corpo docente no projeto pedagógico. A biblioteca é consultada quanto à existência ou não dos títulos apontados e número de exemplares existentes.

É elaborada então, a lista para a compra, tendo como base o acervo indicado já existente ou não. A Diretoria Acadêmica faz a aprova e solicita a aprovação conjunta da Diretoria Administrativa e aval do Diretor Geral, enviando para a biblioteca a lista final para as devidas anotações que serão utilizadas no controle do recebimento.

A participação do bibliotecário no processo de aquisição é uma constante, uma vez que são acatadas as sugestões dos usuários e também são verificados os catálogos das editoras para implementar a política de atualização, além da verificação constante quanto à necessidade de expansão do número de exemplares.

Acesse a Biblioteca aqui!

RUA JOAQUIM FELÍCIO, Nº 266, BAIRRO: MESSEJANA, CIDADE: FORTALEZA, ESTADO: CEARÁ, CEP: 60840-115;

(27) 9 9642 - 0825

anepcursos@faculdadefaveni.com

Segunda a sexta de 08:00 às 20 horas. Sábados de 08:00 às 12:00.